• O Sistema de Pesquisa do vBulletin é Eficiente?

Excluindo alguns erros de um (anti-)tutorial sobre o uso das ferramentas de pesquisa do vBulletin que eu comecei a elaborar, o insucesso da empreitada revelou, o que constitui, em minha opinião, um alto índice de resultados irrelevantes que obtemos nas pesquisas por material contido num site vBulletin Powered.

Daí a pergunta:
    O Sistema de Pesquisa do vBulletin é Eficiente?

Na verdade, embora eu não o conheça "por dentro", mas essencialmente como usuário ;) , suspeito que ele está fortemente baseado nas capacidades de indexação e localização do MySQL, o sistema gerenciador de bancos de dados que está por trás do vBulletin em nossos servidores de hospedagem.

Se isso, para você, não diz muito e seu inglês não é, exatamente, aquela famosa máquina de lavar roupas, vou citar alguns usuários de MySQL que eu considero serem reveladores das capacidades de indexação e localização de dados pelo MySQL, considerada a gigantesca quantidade de informações que estes usuários manipulam diariamente:
    Como Funciona o Sistema de Pesquisa do vBulletin?

Conforme consta do Manual Online do vBulletin, ele suporta dois métodos de indexação de pesquisa. Fulltext, que utiliza índices construídos pelo próprio MySQL, e o sistema interno, que constroi um índice próprio.

Como padrão, o vBulletin utiliza o recurso de indexação interno. O resultado desse processo de indexação é armazenado em duas tabelas do banco de dados; word e postindex. Isso provê um mecanismo de pesquisa rápido, mas pode causar problemas em fóruns maiores, devido ao tamanho sempre crescente dessas tabelas.

Cada palavra diferente é indexada na tabela word e cada ocorrência das palavras é indexada na tabela postindex. Para contornar a grande quantidade de espaço que essas tabelas podem ocupar, o vBulletin implementou o sistema de pesquisa Fulltext, nativo do MySQL. O método utilizado em seu fórum pode ser alterado nas opções do vBulletin, com a escolha de uma das duas opções, mas estude antes o que é melhor para você (leia o manual e as informações complementares).

A diferença, muito resumidamente, situa-se no âmbito da eficiência dos sistemas e no controle que você pode ter sobre um ou outro, considerado o fato de que você pode não ter acesso às configurações do servidor MySQL.

No que tange ao conteúdo a ser pesquisado/localizado, objeto deste texto, o importante é que, seja por um método, seja pelo outro, apenas serão buscadas as palavras indexadas pelo mecanismo de indexação que você utiliza.

Como resultado, se as configurações de indexação do seu vBulletin forem mal-feitas, o resultado das pesquisas será pior e seus usuários não encontrarão facilmente o que procuram, dando maior trabalho à administração do fórum.

Como Melhorar os Resultados Sem Mexer no Banco de Dados?

Com base no estudo feito para elaborar este texto, e com um pouquinho de reflexão sobre o que escrevi, não é difícil identificar algumas práticas que podem aprimorar os resultados que os usuários do seu fórum obtêm quando fazem pesquisas:
    1. Organize o Fórum!
      Sim, essa tarefa é do Administrador e dos Moderadores!
      Uma boa organização dos assuntos (categorias, fóruns e subfóruns), boas regras de postagem, definição de permissões adequadas e boas configurações de indexação geram melhores posts e, consequentemente, mais facilidade na obtenção de resultados.

2. Instrua seus Usuários sobre Como Criar um Post Útil Para Todos
      Para o administrador de um fórum pode parecer óbvio, mas para o usuário pode não ser.

Em primeiro lugar, diga aos usuários que um tópico com o título naum concigu faze issu aki, dificilmente será lido antes de tópicos cujos títulos sejam, por exemplo, Como eu faço para usar avatares da web?, ou simplesmente Usar avatares da web ou, ainda, Não consigo usar avatares da Internet.

O primeiro título, além de demonstrar grande ignorância do autor quanto ao português e garantir a inclusão da criatura nos emails sobre absurdos contidos nas provas do ENEM, nada informa sobre o problema que ele tem. Obviamente, se for lido [já aviso que eu não leio isso], somente será lido DEPOIS dos demais quando um moderador, administrador ou outro usuário que saiba resolver o problema indicado nos títulos se deparar com eles.

Em segundo lugar, o próprio conteúdo do post. Normalmente quem se dá ao trabalho de PENSAR num bom título para um tópico ou post também pensa no conteúdo e é mais facilmente compreendido pelos demais integrantes do fórum.

A enésima potência da inutilidade de um post agregaria ao primeiro título do nosso exemplo um conteúdo como este:

"Aki ó" seguido de uma imagem da tela de upload de avatares sem espaço para inserção de URLs.

Um post útil para seu próprio autor e para a comunidade explicaria que não vê espaços para inserção do endereço da web na tela de upload de avatares, poderia estar com a mesma imagem do "Aki ó" e mais alguma informação sobre o que já tentou fazer para resolver o problema.

Que Diferença Isso Faz?

Muita diferença! Ou TODA a diferença!
    O vBulletin indexa palavras diferentes e, com o título "naum concigu faze issu aki", supondo que tudo esteja configurado com os padrões (palavras com quatro letras ou mais), as palavras concigu, faze e issu, que não se encontram em dicionários, apenas aumentarão o tamanho do banco de dados do vBulletin (ou as tabelas de índices do MySQL), sem nenhum resultado útil. O conteúdo do post (Aki ó - no exemplo), sequer será indexado!

Mesmo que haja uma resposta de um usuário do fórum que se sensibilize com aquele post horroroso, diga, honestamente, se você leria um post relacionado nos resultados de uma pesquisa (onde aparecem apenas os títulos), com aquele título?
    A pergunta é meramente retórica: não tenho a menor dúvida de que você não leria aquele post ou leria primeiro os outros que tivesse encontrado.

Aproveitando, ainda, os exemplos que dei, os outros títulos de posts enriqueceriam os índices do banco de dados com as palavras avatares, consigo, usar, internet, como, faço e para, podendo ser pesquisados com a escrita normal da pergunta Como faço para usar avatares da Internet?, sem que o usuário que estiver pesquisando tenha de adivinhar as possíveis formas de má-utilização dos títulos. Além disso, se o conteúdo do post também for bom, as palavras de seu conteúdo serão pesquisáveis.
    Comentários 8 Comentários
    1. Avatar de beduino
      Muito didático Maurício: acho que todos precisamos lembrar que indexação só pode acontecer a partir do que foi escrito. Muito bom
    1. Avatar de MaurícioSB
      Obrigado!
      E isso também interfere na organização dos resultados apresentados na pesquisa. Acho que vou escrever um próximo artigo sobre as configurações que interferem na indexação e nos critérios de relevância dos resultados.
    1. Avatar de Croata
      Texto Fantastico ,
      O uso de boas palavras , e obrigação do usuario para que o sistema ache na busca
    1. Avatar de adrianobr
      Excelente artigo Maurício, explicação de uma forma fácil e objetiva de como usar o sistema de busca e principalmente na hora de elaborar tanto o título como conteúdo do post, para se ter resultados relevantes em futuras buscas.
    1. Avatar de Manoel Júnior
      No coments!
      Fabulous!!
      Thanks bro'
    1. Avatar de Rmpessoa
      Excelente informação, eu tenho tido um pouco de problema em achar a informação pelo sistema de busca do VB. Existe alguma forma de otimizar isto? E de usar alguns comandos? Seria interessante usar o sistema de busca do Google?

Mais uma vez parabéns.
    1. Avatar de MaurícioSB
      Pessoal,

Obrigado pela gentileza dos comentários.

Um benefício que resulta das traduções do VB é que enquanto traduzimos, passeamos por todo o sistema e acabamos descobrindo algumas coisas interessantes. Uma dessas coisas deu origem ao artigo.

Mas há mais coisas lá nas configurações do vBulletin, relacionadas à indexação.

Por exemplo, podem-se incluir (ou excluir) palavras muito comuns para o assunto que tratamos em nosso fórum.

Particularmente, palavras que eu devo excluir da indexação no meu fórum são as abreviaturas de artigo e de artigos (art. e arts.). Isso porque meu fórum contém matéria relacionada às leis, e indexar essas abreviaturas acabaria retornando uma série de tópicos/posts que as contêm e que não interessam.

Ainda mais especificamente, como o site é predominantemente voltado ao Direito do Trabalho, talvez não seja uma boa ideia permitir a indexação de CLT (abreviatura de Consolidação das Leis do Trabalho).

Exemplifico:

Se eu tenho 3000 tópicos que fazem referência a diferentes artigos ("art." apenas um; "arts." vários) da legislação, uma busca pela expressão "art. 468 da CLT", se não houver nenhuma exclusão de palavras comuns (como "art." e "CLT"), admitindo-se que minha indexação inclua palavras de três letras ou mais (o que incluiria também "CLT"), trará não apenas os tópicos em que o artigo que importa está contido (o 468, no exemplo), mas também todos os outros em que a CLT tenha sido mencionada e, ainda, os que se referem a outros artigos, da própria CLT e de outras leis.

Por outro lado, se eu configurar a exclusão das palavras comuns "art." e "CLT" do meu índice de pesquisa, um número muito menor de resultados retornará para a mesma expressão de busca ("art. 468 da CLT"), porque dessa expressão serão considerados mais relevantes os tópicos que, pelo menos, contenham o número do artigo sobre o qual estou procurando (o art. 468, no caso) e menos relevantes os demais.

Nessa hipótese, em vez de 3000 possíveis resultados de pesquisa, talvez eu tenha uns 50-100 tópicos que referenciam o artigo 468 da CLT, ou até menos, faciilitando, assim, aos meus usuários, a tarefa de localizarem aquilo que procuram.

Ainda considerando minha situação particular, para fins de SEO, talvez seja interessante incluir as palavras "art.", "arts." e "CLT" nas meta keywords que descrevem o site, mas, definitivamente, não é interessante permitir que sejam indexadas pelo próprio site para as buscas dos usuários.

Vale a pena, portanto, explorar e entender o significado das diversas configurações de indexação que o vBulletin proporciona.
    1. Avatar de Carlos Mills
      Citação Postado originalmente por MaurícioSB Ver Post
      Pessoal,

Obrigado pela gentileza dos comentários.

Um benefício que resulta das traduções do VB é que enquanto traduzimos, passeamos por todo o sistema e acabamos descobrindo algumas coisas interessantes. Uma dessas coisas deu origem ao artigo.

Mas há mais coisas lá nas configurações do vBulletin, relacionadas à indexação.

Por exemplo, podem-se incluir (ou excluir) palavras muito comuns para o assunto que tratamos em nosso fórum.

Particularmente, palavras que eu devo excluir da indexação no meu fórum são as abreviaturas de artigo e de artigos (art. e arts.). Isso porque meu fórum contém matéria relacionada às leis, e indexar essas abreviaturas acabaria retornando uma série de tópicos/posts que as contêm e que não interessam.

Ainda mais especificamente, como o site é predominantemente voltado ao Direito do Trabalho, talvez não seja uma boa ideia permitir a indexação de CLT (abreviatura de Consolidação das Leis do Trabalho).

Exemplifico:

Se eu tenho 3000 tópicos que fazem referência a diferentes artigos ("art." apenas um; "arts." vários) da legislação, uma busca pela expressão "art. 468 da CLT", se não houver nenhuma exclusão de palavras comuns (como "art." e "CLT"), admitindo-se que minha indexação inclua palavras de três letras ou mais (o que incluiria também "CLT"), trará não apenas os tópicos em que o artigo que importa está contido (o 468, no exemplo), mas também todos os outros em que a CLT tenha sido mencionada e, ainda, os que se referem a outros artigos, da própria CLT e de outras leis.

Por outro lado, se eu configurar a exclusão das palavras comuns "art." e "CLT" do meu índice de pesquisa, um número muito menor de resultados retornará para a mesma expressão de busca ("art. 468 da CLT"), porque dessa expressão serão considerados mais relevantes os tópicos que, pelo menos, contenham o número do artigo sobre o qual estou procurando (o art. 468, no caso) e menos relevantes os demais.

Nessa hipótese, em vez de 3000 possíveis resultados de pesquisa, talvez eu tenha uns 50-100 tópicos que referenciam o artigo 468 da CLT, ou até menos, faciilitando, assim, aos meus usuários, a tarefa de localizarem aquilo que procuram.

Ainda considerando minha situação particular, para fins de SEO, talvez seja interessante incluir as palavras "art.", "arts." e "CLT" nas meta keywords que descrevem o site, mas, definitivamente, não é interessante permitir que sejam indexadas pelo próprio site para as buscas dos usuários.

Vale a pena, portanto, explorar e entender o significado das diversas configurações de indexação que o vBulletin proporciona.
      Ola Maurício, muito interssante a explanação.
      Tive uma experiência parecida com a tradução para o português de um software de áudio que utilizo. Realmente ao traduzir, nos embrenhamos nos detalhes do programa e nos tornamos bem íntimos dele. É um esforço que recompensa!
      Obrigado pelas dicas adicionais sobre indexação. Abçs!
  • Twitter do vB-Brasil

Assine nosso Twitter
    clicando aqui! e receba nossos tweets por email!
  • Comentários Recentes Comentários Recentes

• Posts Recentes de Blogs Posts Recentes de Blogs

• Posts Recentes no Fórum Posts Recentes no Fórum

Já resolvi enviei a solução parao erro mas até o presente momento os administradores não autoriazaram a sua publicação por conter imagens
    aguardem que logo deve esta aqui a solução Ir para último post

neto4.0 Ligado 02-09-2010

Tradução do vB 4.0.x [Fórum e Suite] (Discussão)

Já resolvi enviei a solução parao erro mas até o presente momento os administradores não autoriazaram a sua publicação por conter imagens
    aguardem que logo deve esta aqui a solução Ir para último post

neto4.0 Ligado 02-09-2010

erro ao subir tradução ptbr

Olá gostaria de saber como faço para mostrar os top flooders do forum ? Ir para último post

CCV_scout Ligado 01-09-2010

[duvida]

pra fazer isso primeiro voce deve ativar videos nos postes, ou seja instale um bbcodes, ai ao estalar ele te dira como implantar o video,
    intendeu ? ai bastar copiar a parte da url do video ou a URL... Ir para último post

gil12 Ligado 31-08-2010

Youtube no uploadCP

Boas
    Alguem pode desponibilizar o pluguin ou a traduçao para Agradecimentos,onde se possa ver o botao Obrigado ou Agradece como aqui no forum vb-brasil?
    Obrigado Ir para último post

Renegado Ligado 31-08-2010

Pluguin para Agradecer

SEO by vBSEO 3.5.0 RC1 PL1

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89