Prezados,
Há muito venho tentando ajudar o desenvolvimento de software código livre no Brasil. Modestamente vou observando e aprendendo - tendo minha área de atuação maior utilizando o
XOOPS. O que sempre me motivou, de fato, foi a questão dos direitos civis envolvidos na possibilidade de disseminação da informação que temos que preservar - em especial na Internet.
Vi inúmeras vezes, usuários procurando hosts 'free'. Ora, uma das poucas lições úteis que o conservador Milton Friedman deixou na economia é que 'não existe almoço grátis'. Rapidamente o usuário descobria (e eu vivi essa experiência) que, na verdade, na verdade, ele nao tinha acesso pleno ao banco de dados, ou tinha que colocar banners mil, ou tinha sua conta apagada, ou tinha que pagar uma taxa depois de algum tempo e por aí vai.
Pois então: por quê nao permitir que os novos usuários tivessem seu espaço na web em troca de realizar algum projeto para todos? Daí nasceu a idéia: o usuário NAO PAGA NADA em $. 'Paga' fazendo um trabalho que reverterá para o benefício da coletividade.
E que melhor local para desenvolver seu trabalho que exatamente em softwares livres? Vejo vários sites excepcionalmente bem feitos usando XOOPS, Joomla! e Drupal. E já fiz um curso com Moodle e ele funciona excepcionalmente - e é um software de ensino a distância!
Essas são as áreas que os 'projetistas' vão apresentar seus projetos. Pode ser fazendo traduções, desenvolvendo temas ou skins ou graficos ou mesmo programando.
Basta apresentar seu projeto no
Opensource BR. De início eu contratei um espaço beeeem grande que dá para mais de 500 contas com 200 mB cada uma, 10 bds MySql, banda de 2 gB, 100 emails por conta, fantastico e etc. No futuro [com as parcerias] espero manter isso [e ampliar] tornando Projeto auto-sustentável.
Não é hospedagem grátis! Eh em troca de compromisso e trabalho para todos. Não existe nenhuma obrigação de banner, link ou restrição de conteúdo - cada um que tenha seu domínio, sendo responsável por ele.
Claro que o site não está todo pronto - e eu preciso de amigos para ajudar na gerência - mas resolvi começar a divulgar pois o tempo vai passando e precisamos continuar disseminando a idéia da Liberdade.
Abraços e espero vocês por lá!
Beduino